quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rolezin na Mata!!!


Passear pela Mata Atlântica, apreciando a exuberância da natureza, é uma ótima opção de passeio em Bertioga. Veja abaixo algumas trilhas, com graus de dificuldade:

Trilha do Canhambora - Passeio começa pela travessia da histórica ponte da banana (1929), no Rio Jaguareguava, que era local de escoagem das plantações de bananas para o Porto de Santos. Trilha leva às piscinas naturais e cachoeira, com visita a ecossistemas de restinga e mata de encosta (embrófila). Percurso de 10 km (ida e volta) e duração de 5 horas. Grau de dificuldade: médio.

Trilha da Água - Após a travessia do Rio Itapanhaú, começa uma caminhada de 700 metros por uma trilha seca no meio do mangue, passando pelas matas paludosa, de restinga, ombrófila e de encosta. Parada para banho nas águas límpidas do Rio Guachinduva, de onde a caminhada continua dentro da água. O passeio é feito em terras da Colônia de Férias do Sesc-Bertioga por onde passa sua tubulação de abastecimento de água e termina em uma piscina natural. Percurso de 5 km (ida e volta), com 4 horas de duração e grau de dificuldade leve.

Trilha Histórica - Passeio começa com a travessia do canal de Bertioga, seguindo em caminhada ao lado do canal, em meio à Mata Atlântica, até as ruínas da Ermida de Santo Antonio do Guaibê, capela quinhentista (1550) construída a pedido do jesuíta José de Anchieta. O grupo segue pelas ruínas da Armação das Baleias de Bertioga, local onde era feita a extração do óleo da baleia para uso na iluminação de vias públicas e construção civil.

Rio Jaguareguava - Partida do Rio Itapanhaú visitando o manguezal, conhecido como berçário do mar, e suas árvores características. Segue-se de barco até chegar ao Rio Jaguareguava, um dos principais afluentes do Rio Itapanhaú, com águas cristalinas e árvores que formam túneis durante o trajeto. Em determinado trecho, é possível descer do barco nas águas rasas que formam prainhas e piscinas naturais. Duração: 4h30.




Tenha cuidado e sempre chame um guia local...hehe

PAZ A TODOS.

Nenhum comentário: