sábado, 21 de julho de 2007

A arte de viver

A arte é conseqüência de todos fatores sociais existentes: Realidade Social, Econômica, Política e Cultural. Ela possui um papel fundamental nos dia de hoje, rebocando as rachaduras deixadas pela “venda” dos valores humanos e da violência.
Hoje, muitos jovens encontram na arte uma maneira de canalizar sua aflições e controlar sua ansiedade causada pelo mundo moderno.
Não estou dizendo que a arte sirva como uma vacina para todos males, se estivesse dizendo isso estaria rebaixando o real valor dela. Pelo contrário, ela é muito mais importante, “Quando se fala do papel da arte, não se quer dizer que ela deva servir a uma boa causa, empobrecendo-se esteticamente. A beleza dela é fundamental para os seres humanos e com isso a arte vale por si.” Sendo assim, é difícil imaginar um mundo sem arte, ela está presente desde os primórdios do homem.
O que você acha que nossos antepassados estavam fazendo ao pintarem uma gravura nas paredes rochosas de cavernas? E a construção de ferramentas para facilitar as tarefas do dia a dia ? E quando descobriram uma forma de fazer ritmos para reproduzir os sons da vida?
Tudo isso é a mais pura arte do existir! Você esta aqui e a todo momento esta cercado de arte, então porque não facilitar para que todos possam ser criadores da arte?
Finalmente, a arte tem o papel de tornar o mundo digno de ser vivido, reencantando-o, tornando-o um lugar não apenas de luta pela sobrevivência cotidiana, mas um lugar de imaginação criadora, de sonho e utopia. È fundamental reafirmar a importância da arte como impulso transformador de pessoas portadoras de uma nova visão do ser humano, capaz de elevar a sua auto-estima, de humanizar e emancipar o espírito. Enfim, de contribuir para o aprimoramento das pessoas e das sociedades.

Leia: Arte e identidade cultural na construção de um mundo solidário. (Hamilton Faria e Pedro Garcia)

Nenhum comentário: